Blog

Tudo que você precisa saber sobre a calvície

A alopecia, popularmente conhecida como calvície é uma doença caracterizada pela rápida e progressiva perda de cabelos do couro cabeludo ou de qualquer outra região do corpo. Nessa doença, o cabelo cai em grandes quantidades em determinadas áreas, proporcionando a visualização do couro cabeludo ou da pele que antes era coberta por cabelos ou pelos corporais.

As causas para a aparição e desenvolvimento da alopecia estão diretamente ligadas ao funcionamento do corpo humano, fatores emocionais e genéticos. Sendo assim, cada tipo possui suas características especificas, confira:

– Alopecia areata: causada por fatores autoimunes ou sistema emocional abalado, ela se apresenta como uma doença inflamatória que acarreta intensa queda de cabelo em determinadas áreas do corpo, como a região da barba por exemplo.
– Androgenética: também chamada de calvície, é causada por fatores genéticos, associados à taxa de testosterona na corrente sanguínea. Por isso torna-se mais frequente no público masculino e pode afetar também as mulheres. A doença tem como principais sintomas a queda e afinamento do cabelo.
A alopecia androgenética é a forma mais comum de queda de cabelo nos homens, com uma prevalência estimada entre 60 a 80% no sexo masculino e 20 a 40% no sexo feminino.
– Traumática: causada pelo fato do paciente ser portador da tricotilomania, ou seja, ter o hábito de arrancar os fios de cabelos constantemente ou por traumatismos na cabeça.
– Seborreica: causada por uma dermatite, que pode ser tratada com o uso de medicamentos.
– Eflúvio: configura-se como um período normal em que o cabelo cai naturalmente, mas quando este mecanismo encontra-se desregulado, pode haver um período maior de queda dos fios, que geralmente responde bem aos tratamentos clínicos.

Calvície não é exceção e a queda de cabelo muito menos. Possuindo mais incidência ao público masculino, estima-se que entre 20 e 30 anos, 30% dos jovens têm algum grau de queda de cabelo. Na faixa dos 50 anos, a porcentagem sobe para 50%. E, entre 70 e 80, a incidência chega a 80%. Mas as mulheres também estão presentes nas estatísticas. De 30 a 40% delas apresentam queda de cabelo em torno dos 50 anos. E a porcentagem chega a dobrar aos 60.

Os sinais indicativos da alopecia, independente do gênero, são:
– Perda de mais de 100 fios de cabelos por dia.
– Quando é possível visualizar facilmente áreas afetadas do couro cabeludo.
É possível perceber essas quedas ao encontrar excessos de fios de cabelo no travesseiro quando acorda, quando se lava ou penteia. Além disso, quando se passa as mãos pelos cabelos e os fios ficam nas mesmas é preciso procurar um médico especialista. Afinal, alopecia precisa ser cuidada.

Comentários


Todos os direitos reservados a André Giannini. Desenvolvido por Agência Salt.

Agência Salt Comunicação

Política de Privacidade