Procedimentos – Dr. André Giannini

Transplante Capilar – Dr. André Giannini

Transplante Capilar – Dr. André Giannini

Transplante capilar é a intervenção cirúrgica que busca a reversão da alopecia androgênica, conhecida popularmente como calvície. Alguns sinônimos do transplante capilar: implante capilar, cirurgia da restauração capilar, cirurgia da calvície.

O objetivo desse método cirúrgico é restaurar as áreas acometidas pela calvície e promover uma redistribuição dos folículos pilosos. Isto é, retirar as unidades foliculares de uma área doadora segura, com boa densidade capilar (número de folículos por centímetro), trabalhar essas unidades com lupas microscópicas, e então, transplantá-las uma a uma, fio a fio, para a região receptora calva.

A Medicina ainda não conseguiu criar um método para fazer nascer novos folículos capilares – talvez em um futuro próximo. Então, cada indivíduo tem um número finito de cabelos a serem trabalhados. Assim, percebe-se a importância do planejamento cirúrgico, pois em vários casos são necessárias outras cirurgias para obtenção da densidade capilar ideal, cosmética. Então, é necessário ter sempre em mente o cuidado com a região doadora, fornecedora de cabelos, não a exaurindo, pois ao contrário do que pensam os pacientes, não nasce novo cabelo daquela unidade folicular – da área doadora da qual foi retirada e transplantada para a área receptora.

O cirurgião capilar deve ter um planejamento a longo prazo para cada paciente. Ele precisa prever a possível evolução da calvície do paciente, para programar a presente cirurgia e também os futuros procedimentos, se houver necessidade.

Os atuais métodos são altamente eficientes. Proporcionam os melhores resultados possíveis, com aspecto natural. Para que isso ocorra, o cirurgião plástico especializado em restauração capilar promove a retirada de folículos capilares de áreas doadoras e os transplanta de forma distribuída. O objetivo é manter a naturalidade original, por isso os cabelos são implantados fio a fio, respeitando profundidade, angulação e densidade, tudo para ser o mais natural possível. O profissional busca mimetizar a natureza, sendo a cirurgia, então, uma mistura de ciência médica e arte.

O cirurgião capilar precisa ter: destreza manual, aguçado senso estético, bons instrumentais como lupas potentes e modernas, dominar todas as técnicas cirúrgicas disponíveis e sensibilidade artística. Somente com todas essas características, um profissional pode oferecer um transplante capilar natural.

Para atender de forma precisa a cada umas das necessidades, existem duas abordagens técnicas de transplante capilar:

  1.  O método FUT (sigla em inglês de “transplante de unidade folicular”) extrai uma faixa de tecido com muitos folículos e realoca em região estratégica.
  2.  O método FUE (sigla correspondente à extração de unidades foliculares) promove o transplante chamado de fio a fio, pois remove as unidades foliculares uma a uma, recolocando-as de forma uniforme, de modo bem natural.

Cada paciente apresenta um quadro diferente de alopecia. A análise da gravidade e das áreas afetadas pela calvície são realizadas de forma criteriosa pelo cirurgião plástico.

As áreas doadoras normalmente são regiões do próprio couro cabeludo do paciente ou locais adjacentes, como pescoço, tórax etc. O que se pretende é uma aparência bem distribuída de pelos, além de cicatrizes muitíssimo discretas. Em bastantes casos, é possível que os sinais se tornem imperceptíveis. Esse efeito depende bastante dos cuidados no pós-operatório e de boa resposta de cicatrização por parte do organismo do paciente.

Não existe uma técnica isolada que atenda a todos os pacientes. Cada paciente é um caso, por isso necessita de uma técnica de escolha personalizada, indicada para o quadro médico em si, ou mesmo uma associação de técnicas para potencializar o transplante capilar.

O transplante capilar não se restringe somente à cabeça! Com o microtransplante capilar, as pequenas áreas também podem ser cuidadas. Regiões como barba, bigode e sobrancelhas (masculinas ou femininas) podem voltar a ter muitos fios, proporcionando a harmonia estética que o paciente deseja. Para o sucesso do método, o paciente precisa ter áreas doadoras com pelos saudáveis, com boa densidade capilar e compatíveis com a região a receber o transplante. O microtransplante capilar se desenvolveu nos últimos anos, com a evolução das técnicas cirúrgicas, novos instrumentais cirúrgicos e lupas potentes.

O transplante capilar é a área da cirurgia plástica que mais avançou nos últimos anos. Obtêm-se, hoje, resultados estéticos fantásticos, cabelos com extrema naturalidade, sendo praticamente imperceptível o transplante.

O transplante capilar se consolida como a fusão da ciência com a arte, o que obriga o profissional a ter um senso estético apurado, destreza artística, habilidade médica e destreza manual devido à delicadeza exigida nessas cirurgias, sempre objetivando mimetizar a natureza. Isto é, não é apenas retirar cabelos de uma área e colocar em outra, mas “copiar” o ângulo natural do cabelo, a inclinação, a profundidade, a densidade em cada área… tudo isso para conferir naturalidade ao transplante, fazendo com que as pessoas notem a vasta cabeleira, mas não identifiquem um transplante capilar.

Essa revolução no transplante capilar está ao seu alcance! Faça sua consulta com o especialista em restauração capilar para obter uma avaliação personalizada. Para saber mais sobre transplante capilar e outros métodos de tratamento contra calvície, entre em contato.

Agende uma consulta

Todos os direitos reservados a André Giannini. Desenvolvido por Agência Salt.

Agência Salt Comunicação

Política de Privacidade